Quando se pensa em mármore, muitas vezes o associamos a esculturas gregas antigas, arquitetura clássica ou ao Renascimento italiano. Marcos monumentais, como a Basílica de São Pedro ou o Taj Mahal, posicionaram o mármore como um material de elite e atemporal, que resiste ao tempo. Nas discussões atuais sobre o futuro dos materiais de construção, em meio à sustentabilidade, viabilidade e acessibilidade, a pedra natural permanece em um lugar de destaque. Neste artigo, analisamos o mármore entre o passado, presente e futuro.
O mármore é o resultado da transformação metamórfica de calcário e outras rochas carbonáticas sedimentares sob calor e pressão extremos. Diferentes tipos de mármore são encontrados em todo o mundo, desde os Estados Unidos até o Egito e a Índia, cada qual com veios e gradações de cores únicos como resultado de impurezas no calcário. Como material aplicado em interiores, fachadas e fundações estruturais, o mármore é muito elogiado pelos arquitetos devido à sua alta durabilidade, resistência ao calor, tolerância, versatilidade nas aplicações, acessibilidade e variedade de cores e texturas exclusivas.
O uso do mármore na construção remonta ao primeiro século, com destaque em países ao redor do Mar Mediterrâneo. Na Grécia, as primeiras extrações de mármore ocorreram nas ilhas de Paros e Naxos, no Mar Egeu que, devido à sua popularidade na época, as tornou expoentes dessa prática. Na Anatólia, a maior parte da Turquia moderna, o mármore foi usado na construção de casas, túmulos e templos durante os períodos romano, bizantino, seljúcida e otomano, levando à criação do Templo de Ártemis e do Mausoléu em Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo.
Ao longo dos dois primeiros milênios, o mármore passou por inúmeras mudanças em suas técnicas de mineração e transporte. Devido à sua despesa e consumo de tempo, seu uso foi reservado para monumentos e edifícios socialmente significativos, como tribunais, templos e prefeituras. Mas, no início do século XX, as técnicas de processamento mudaram, especialmente após a introdução de talhas elétricas que permitiram extrações de blocos maiores. Hoje, as tecnologias de ponta têm facilitado a mão de obra nas pedreiras e realizado o desenvolvimento de intrincados acabamentos de interiores, peças de móveis e acessórios feitos exclusivamente com mármore.
Embora o mercado de mármore seja dividido por cor, aplicação e geografia, estima-se que seja avaliado em um superávit de US$ 18 bilhões em 2021, sem sinais de declínio no futuro próximo. Suas características físicas e estética atemporal o mantiveram como um dos materiais de arquitetura e interiores mais populares, especialmente em bancadas de cozinha, pisos e aplicações de banheiro. Em termos de impacto ambiental, há quem defenda que o processo de extração do mármore é ecologicamente nocivo e consome muita energia, enquanto muitos outros definem o mármore como um verdadeiro material de construção sustentável, uma vez que é extraído diretamente da terra e é extremamente duradouro - permanece séculos com o mínimo de sinais de deterioração. Mesmo em termos de reciclagem, a longevidade do material facilita o reparo ou o reaproveitamento, como quebrar grandes peças em pedaços menores para aplicações decorativas ou alternativas.
Interiores
Juntamente com seus atributos de força e resistência, o destaque estético do mármore, com seus veios excepcionais e paleta de cores diversificada, o tornou um dos acabamentos mais populares para projetos de interiores. Existem 4 tipos principais de acabamentos de mármore: Cru, mármore que acabou de ser serrado e permanece como foi retirado de seu depósito; Polido, com aspecto liso e brilhante; Semi-polido, acabamento intermediário que confere um aspecto opaco e liso e mantém a cor natural da rocha; e Escovado, que consiste em lixar com escovas abrasivas diamantadas a superfície da rocha, deixando-a levemente irregular com um brilho acetinado.
Pisos
Paredes
Casa do Fauno – CASA COR 2019 / Leo Shehtman Arquitetura e Design
Aplicações nas cozinhas
Casa Grange / Conrad Architects
Escritórios Bestseller Shanghai / Linehouse
Equipamentos de banheiro
Reforma Maison à Colombages / 05AM Arquitectura
BoZen Bar / Central Arquitectos
Mobiliários
Bent dan Light / BK Interior Design & Architectural Planning
Mercuric Table - Zaha Hadid x CITCO
Decoração/ Elementos de destaque
RÒMOLA / Andrés Jaque Architects
Fachadas
Analisando a Acrópole de Atenas, o Coliseu Romano ou o Taj Mahal, é evidente que o mármore é usado há muito tempo como símbolo de prestígio e qualidade social. E por causa de suas formações geológicas únicas, o material oferece composições e designs versáteis. Aparência à parte, é resistente ao calor, frio, umidade e erosão, tornando-se ideal para aplicações externas.
Casa de Mármore / Openbox Architects
Museu de Artes de Nantes / Stanton Williams
Showroom Marsotto Milan / nendo
Estruturas
De todas as pedras naturais, a abundante disponibilidade e capacidade de manutenção do mármore são as maiores razões pelas quais ele foi um dos materiais mais utilizados na arquitetura antiga. Como os construtores não possuíam máquinas ou ferramentas específicas, mas desejavam usar materiais robustos para criar suas estruturas monumentais, optavam pelo mármore por ser fácil de cortar ou curvar. Quanto às construções do século XXI, todas as características físicas mencionadas acima, bem como seus atributos sustentáveis, fazem do mármore um material estrutural muito procurado.
Acne Studios Stockholm / ARQUITECTURA-G
Play Contract / Superflex + KWY.studio
Encontre mais projetos em mármore nesta pasta My ArchDaily criada pela autora.
Este artigo é parte de uma série do ArchDaily que explora recursos da arquitetura de interiores, a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses, iremos destacar como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços internos em todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily, apreciamos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos mencionar ideias específicas, envie suas sugestões.
Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O futuro dos materiais de construção. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.